04:45

EFEITO TORÇÃO

Introdução


Como fazer

Primeiro passo, crio o objedo que receberá a torção:
Efeito Whirl - passo 1
Criei uma estrela de cantos arredondados. Como a estrela é um elemento primitivo (no Inkscape, não no SVG) não posso aplicar o efeito Whirl diretamente. É preciso converte-la em caminho (tag no SVG), então clique no botão "Converter em Caminho":
Efeito Whirl - passo 2
Note que apareceram outros pontos na estrela. Não são pontos de controle, como na primitiva, são nós do caminho. Agora sim. Vá no menu Efeitos -> Modificar Linha -> Whirl.
Efeito Whirl - passo 3
Note que na janela de diálogo você deve definir o centro da torção. Eu sei que o centro da minha estrela estava exatamente no ponto 400,400 e era alí que eu queria a minha torção. Se você não sabe a posição X,Y do ponto central da torção, deixe esses valores zerados e mova seu objeto para que este fique com o centro da torção no canto superior esquerdo da página. Ali é o ponto 0,0. Quer ver essa estrela? Baixe whirl.svg. Note que o resultado não foi o esperado:
Efeito Whirl - passo 4
A torção está dura. Isso não parece com uma espiral... É preciso ter mais nós para o Whirl deslocar e dar uma nova forma ao camino. Então, com a ferramenta de edição de nós, selecione todos os nós da estrela (Ctrl+A) e clique no botão "Inserir Nós no Seguimento".
Efeito Whirl - passo 5
Aplique o efeito novamente e... Melhorou! Note que as linhas de força da bezier também foram afetadas:
Efeito Whirl - passo 6
Mas ainda não está bom... É preciso term mais pontos a serem reposicionados no caminho para que os nós tenham angulozidade mínima, tornando o resultado final mais suave. Então repita o processo pra criação de nós em todo o caminho sucessivamente, até ter um caminho com uma densidade de nós como o exemplo abaixo:
Efeito Whirl - passo 7
Agora sim a torção parece suave suficiente:
Efeito Whirl - passo 8


O atributo "Amount of Whirl" significa "Quantidade de Torção". Veja a distorção da estrela nas 3 quantidades abaixo:
whirl - quantidade 2.0
Quantidade de Torção: 2.0
whirl - quantidade 4.0
Quantidade de Torção: 4.0
whirl - quantidade 8.0
Quantidade de Torção: 8.0
O valor da quantidade de torção é um número real, ou seja "3,64" é válido.

0 comentários: