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CRIAÇÃO DE VETORES GIMP E INKSCAPE


Devaneio vetorial



Caros,


hoje nós vamos aprender a criar e a trabalhar com vetores ditos
“frescos”*(compostos por esferas volumétricas com caudas, vistos em
demasia em peças publicitárias de casas de festas mais rebuscadas ou
presentes nos balneários do pais.) , como o procedimento é um tanto
extenso vamos começar abrindo o Inkscape e logo após a sua abertura
criar um círculo que será parte da forma primária do exemplo do dia:


plaia1


Criado o circuloa criação da cauda é relativamente simples, vamos a ela:


Utilizando a ferramenta de criação vetorial livre, crie um triangulo
que intercepte o circulo em suas extremidades como visto na figura
abaixo:


plaia2


Feito isso, é hora de esculpirmos o triangulo de modo que o mesmo se
adapte aos contornos da esfera sem falhas, sem esquecer de adicionarmos
um traçado a nossa “cauda”. Para esta tarefa iremos utilizar a
ferramenta de edição seletiva dos nós vetoriais, tal procedimento pode
ser visto abaixo:


Para facilitar o seu trabalho, atribua uma cor de traço forte ao triangulo para que você possa ver o que está fazendo:


plaia3


plaia4


Após esculpir o triangulo eis o que temos:


plaia5


Agora duplique o circulo e guarde o resultante desta ação por enquanto fora do seu trabalho, utilizaremos ele mais tarde:


plaia6


Agora vamos unir os nossos dois objetos afim de que se tornem apenas
um facilitando qualquer edição posterior no seu formato combinado:


plaia7


Hora de definirmos a cor majoritária da nossa cauda, escolha uma do
seu agrado sem restrições, caso sinta vontade não se esqueça da
liberdade para esculpir a cauda novamente:


plaia8


Agora vamos definir uma cor secundária para valorizar as curvas do
objeto e reforçar o conceito, para isto duplique o objeto e esculpa o
resultante de maneira que o mesmo siga os contornos primários do
original com espaçamento entre as bordas, em seguida basta atribuir a
cor desejada ao mesmo. Note que esta preferencialmente deve ser
compatível com a cor majoritária escolhida no procedimento anterior:


plaia9


Agora chegou o momento de utilizarmos o circulo que criamos antes de
unificarmos a “cauda”, para isto eleve sua seleção ao topo e
posicione-o dentro da área correspondente a que pertenceria ao circulo
original , note que o restante da cauda pode ser posicionado de
qualquer maneira ampliando o seu leque de opções de criação=]:


plaia10


Agora vamos criar o “tal do efeito”, como o leque de opções é muito
vasto vamos fazer dois exemplos  que utilizam os mesmos princípios
básicos=]:


Para o primeiro, duplique o circulo e preencha o resultante de
branco ou escola uma cor que combine com as escolhidas para a da cauda,
em seguida dê uma valoração baixa a largura do traço do novo circulo :


plaia11


Agora atribua uma valoração de desfoque baixa ao circulo aplicando em seguida degradê Linear:


plaia12


Agora duplique o circulo modificado e espelhe-o para que obtenhamos um objeto uniforme:


plaia13


Agora selecione ambos os círculos e agrupe estes dois objetos duplicando-os em seguida:


plaia14


Sobre o resultado do processo anterior, crie um novo circulo preto e
redimencione-o de maneira proporcional*(utilize o atalho “Ctrl + Shift
+ 9″)  até que o mesmo dê  profundidade ao trabalho:


plaia15


Agora repita o procedimento visto acima quantas vezes desejar
respeitando a proporcionalidade dos objetos, ao final deixe um circulo
com degradê radial aplicado para formar o centro do objeto:


plaia161


Pronto! -=] já temos o nosso primeiro exemplo pronto para uso, vamos para o segundo:


A partir do primeiro circulo preto que serviu de base para o
primeiro exemplo, duplique-o e ao novo circulo resultante atribua
preenchimento de traço com degradê Linear, com a mesma cor que foi
utilizada como majoritária para a cauda dando ainda baixo grau de
desfoque afim de que a profundidade desejada se forme:


plaia19


Para obter mais “anéis” internos basta agora duplicar este mesmo
circulo reduzindo seu tamanho de maneira proporcional*(utilize
novamente o atalho “Ctrl + Shift+9) :


plaia20


Para finalizar o exemplo na parte central crie um circulo de mesma cor dos anéis e sobre o mesmo aplique degradê radial:


plaia21


Eis os nossos dois exemplos até aqui:


plaia22


E se fosse do nosso desejo uniformizar o nosso degradê aplicado no segundo exemplo?


Simples, basta arrastar sua guia para o lado desejado fazendo uso da ferramenta de edição de degradês:


plaia23


Agora que já temos dois exemplos vamos colocar estes novos recursos para trabalhar, comecemos exportando-os =]


plaia25


Lembre-se de exportar em um tamanho adequado para o uso que será feito da imagem:


plaia26


Muito bem, agora é hora do Gimp assumir =]:


plaia27


Aqui vamos criar um papel de parede bem simples mantendo o conceito original proposto pelos recursos exportados:


Para tanto separe os recursos criados em duas imagens diferentes ou
mais dimensionadas  em tamanhos diversos e utilizando-as , crie uma
pequena composição de encaixes a seu gosto respeitando a diretriz de um
objeto por camada:


plaia28


Agora vamos dar um pouco mais de vida a nossa imagem acrescentando
uma pequena composição com pincéis, mas aqui existe um pequeno
“truque”, coloque as camadas da composição com pincéis imediatamente
atrás de todas as demais do trabalho excetuando a de fundo, assim a
composição com os objetos que criamos não perderá o destaque:


plaia29


plaia30


plaia31


E assim ficou o meu exemplo =]:


finalboll


Agora e se eu quisesse obter uma variação de cor?


Acho que o bom e velho filtro denominado “Mapeamento Alien” pode responder isso de maneira bem sucinta e adequada:


plaia32


Para este tipo de trabalho o modo de edição RGB é mais indicado pela velocidade de delegação de tons sem burocracia:


plaia33


Eis aqui o mesmo exemplo após o filtro ter concluido o seu trabalho:


finalhomework


Dito isso, como trabalho extra classe criar mais 3 opções de
recursos baseados no que foi visto  no assunto de hoje, incluindo um
exemplo de aplicação.


E como de praxe, vejo vocês no nosso próximo assunto! =]


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