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EXPLODINDO PLANETAS


Gimp: Aprenda a explodir planetas


Explodindo planetas

O primeiro passo é criar uma nova imagem, com as dimensões de 700 x 700 pixels e preenche-la com a cor preta, utilizando para isto a Ferramenta de preenchimento (Shift + B).


Preencha a sua nova imagem com a cor preta


Agora, abra no GIMP a imagem do solo rachado, crie uma nova camada e então cole a imagem sobre ela. Utilize a Ferramenta de Redimensionar para deixar a imagem do tamanho do fundo (700 x 700).


Cole e redimensione a imagem de solo rachado


Depois de posicioná-la corretamente sobre o fundo, clique com o botão direito do mouse sobre a camada Seleção Flutuante (Camada Colada) e então escolha a opção Ancorar camada.


Ancore a camada colada à camada recém-criada


Agora é hora de transformar a camada em uma bola. Vá em Filtros > Mapear > Mapear Objeto. Configure esta opção igual ao exemplo abaixo:


Configure a opção Mapear Objeto como neste exemplo


A seguir, vá em Filtros > Realçar > Máscara de Desaguçar e adicione os seguintes valores: Raio = 20; Quantidade = 0,65; e Limite = 2. Então, vá em Cores > Inverter.


Inverta as cores


Depois, vá em Filtro > Distorções > Coordenadas Polares e desmarque todas as três opções nesta caixa. Se você fez tudo certo até agora, é provável que sua imagem esteja igual ou semelhante a esta:


Filtro > Distorções > Coordenadas Polares


O próximo passo é ir em Imagem > Transformar > Rotacionar 90° Horário. Depois, vá em Filtros > Distorções > Vento e configure assim este efeito: Estilo = Vento; Direção = Esquerda; Extremidade Afetada = Frente; Limite = 5; Força = 37. Aplique o filtro e depois pressione Ctrl + F para aplicá-lo novamente.


Filtros > Distorções > Vento


Seguindo com a criação de seu planeta em destruição, vá em Camada > Transformar > Rotacionar 90° Anti-Horário. Agora, para fazer sua imagem voltar a ser uma bola, vá novamente em Filtros > Distorcer > Coordenadas Polares e ative a opção Para Polar.


Filtros > Distorcer > Coordenadas Polares




Para dar um aspecto mais semelhante ao céu no fundo, você pode adicionar algumas “estrelas”. Para isso, selecione a camada de fundo vá em Filtros > Ruídos > Ruído HSV e aplique os valores da imagem abaixo:


Filtros > Ruídos > Ruído HSV


Ainda com a camada de fundo selecionada, vá em Filtros > Sombra e Luz > Cintilância e deixe os valores iguais ao do exemplo da imagem a seguir.


Filtros > Sombra e Luz > Cintilância


Agora, selecione a Ferramenta de Mistura (L) para usar um dégradé. Escolha o modelo Incandescent e marque a opção para invertê-lo.


Aplique o dégradé Incandescent



Para preencher o seu planeta com estas cores, vá em Cores > Mapear > Mapear com Degradê e pronto, você já tem o seu planeta explodindo e vários pedaços. É isso ai, pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.



Bum! Explodiu...

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