Composição por fusão
Caros,
Hoje nós voltamos ao âmbito da criação de trabalhos através da fusão
de imagens de conceitos relativamente compatíveis, hoje especificamente
vamos falar um pouquinho sobre ecossistema e natureza, ou seja, vamos
reproduzir um pequeno ecossistema através da fusão de camadas por
estrutura coloral e luminosa.
A gente começa escolhendo a imagem base *(primeira) e as que serão anexadas durante a composição:

E a imagem a ser anexada :

Primeiro, cole a imagem a ser anexada em forma de nova camada. Em
seguida vamos agora avaliar a situação da mesma perante a imagem base:
Repare que a proporção do objeto a ser anexado está em desacordo com a
estrurura proposta pela imagem base *(inclinação perpendicular
vertical) uma vez que os elementos presentes na mesma tem seu tamanho
reduzido de acordo com a evolução da mesma:

De posse disso, precisamos então reduzir o tamanho da imagem a ser
anexada para que o objeto se adeque a situação proposta pela imagem
base:
Para tal, utilize a ferramenta de redimensionamento presente na
caixa de ferramentas principal do Gimp. Não se esqueça de manter o link
de proporcionalidade ativado *(a correntinha lincada) para que a
ferramenta faça o serviço sem distorcer o objeto:

Feito isso é hora da fusão coloral, repare que o objeto a ser
anexado possui estrutura coloral relativamente semelhante a presente em
alguns fragmentos da imagem base, dessa forma basta aplicar sobre o
mesmo um efeito de camada ADITIVO*(somador de cor luz), cada caso é
único mas geralmente o efeito mais indicado para a situação do dia é o
“Luz Dura”:

Agora basta fazer uso da ferramenta “Borracha” para eliminar as discrepâncias do trabalho:
Neste caso ocorre algo interessante, repare que o movimento da água
que circunda o objeto anexado ajuda a compor o conceito, bastando
eliminar apenas as bordas da imagem e demais corpos “estranhos” que não
fazem parte do que se deseja anexar:

Eis o que temos:

Para acrescentar mais vida, vamos agora fazer uso de uma técnica
relativamente comum mas pouco lembrada por nós. Vamos inserir pincéis
realistas ao conceito da imagem =]:
Este tipo de pincel não é tão raro quanto se pensa, seu uso
principal está relacionado a criação de couro cabeludo, tatuagens e
afins, mas é possível encontrar material de todos os gêneros e usos
incluindo fauna e flora
O processo é bem simples, vamos a ele:
Primeiro criamos uma nova camada e escolhemos dentro do nosso acervo o que iremos inserir:
Note que escolhi um pincel de estrutura luminosa relativamente
complexa pois ele é escuro onde “não deveria” *(carcaça da ave e
cabeça) , mas isto não é um problema, neste tipo de caso basta fazer
uso da cor oposta a do problema na hora da aplicação, por exemplo:
Quando for aplicá-lo em ambientes escuros, opte por cor de frente
branca =] , como é o caso do exemplo do dia=]:

Geralmente os sets de fauna e flora vem com grande variedade de
opções mas sempre use o bom senso ao escolher , dois ou três variantes
é ideal =]:

Prontinho =] Repare como temos uma história contada pelo ecosistema do cenário que criamos =]:

Outro bom exemplo de anexação é feito a partir de objetos semi imersos na água como penas oriundas de pincéis realistas também:
Para o efeito de objetos semi submersos basta usar um efeito de
camada neutro como o “extrair grãos” dando sombreamento interno aos
objetos presentes na camada:

E assim fica o nosso exemplo do dia =]

Então hoje meus caros, nós vimos como anexar objetos a um cenário
por fusão coloral e a adicionar objetos a um cenário por meio de
pincéis realistas =].
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