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FUSÃO DE IMAGENS





Composição por fusão



Caros,

Hoje nós voltamos ao âmbito da criação de trabalhos através da fusão
de imagens de conceitos relativamente compatíveis, hoje especificamente
vamos falar um pouquinho sobre ecossistema e natureza, ou seja, vamos
reproduzir um pequeno ecossistema através da fusão de camadas por
estrutura coloral e luminosa.

A gente começa escolhendo a imagem base *(primeira) e as que serão anexadas durante a composição:

pigg1

E a imagem a ser anexada :

pigg2

Primeiro, cole a imagem a ser anexada em forma de nova camada. Em
seguida vamos agora avaliar a situação da mesma perante a imagem base:
Repare que a proporção do objeto a ser anexado está em desacordo com a
estrurura proposta pela imagem base *(inclinação perpendicular
vertical) uma vez que os elementos presentes na mesma tem seu tamanho
reduzido de acordo com a evolução da mesma:

pigg3

De posse disso, precisamos então reduzir o tamanho da imagem a ser
anexada para que o objeto se adeque a situação proposta pela imagem
base:

Para tal, utilize a ferramenta de redimensionamento presente na
caixa de ferramentas principal do Gimp. Não se esqueça de manter o link
de proporcionalidade ativado *(a  correntinha lincada) para que a
ferramenta faça o serviço sem distorcer o objeto:

pigg4

Feito isso é hora da fusão coloral, repare que o objeto a ser
anexado possui estrutura coloral relativamente semelhante a presente em
alguns fragmentos  da imagem base, dessa forma basta aplicar sobre o
mesmo um efeito de camada ADITIVO*(somador de cor luz), cada caso é
único mas geralmente o efeito mais indicado para a situação do dia é o
“Luz Dura”:

pigg5

Agora basta fazer uso da ferramenta “Borracha” para eliminar as discrepâncias do trabalho:

Neste caso ocorre algo interessante, repare que o movimento da água
que circunda o objeto anexado ajuda a compor o conceito, bastando
eliminar apenas as bordas da imagem e demais corpos “estranhos” que não
fazem parte do que se deseja anexar:

pigg6

Eis o que temos:

pigg7

Para acrescentar mais vida, vamos agora fazer uso de uma técnica
relativamente comum mas pouco lembrada por nós. Vamos inserir pincéis
realistas ao conceito da imagem =]:

Este tipo de pincel não é tão raro quanto se pensa, seu uso
principal está relacionado a criação de couro cabeludo, tatuagens e
afins, mas é possível encontrar material de todos os gêneros e usos
incluindo fauna e flora

O processo é bem simples, vamos a ele:

Primeiro criamos uma nova camada e escolhemos dentro do nosso acervo o que iremos inserir:

Note que escolhi um pincel de estrutura luminosa relativamente
complexa pois ele é escuro onde “não deveria” *(carcaça da ave e
cabeça) , mas isto não é um problema, neste tipo de caso basta fazer
uso da cor oposta a do problema na hora da aplicação, por exemplo:
Quando for aplicá-lo em ambientes escuros, opte por cor de frente
branca =] , como é o caso do exemplo do dia=]:

pigg8

Geralmente os sets de fauna e flora vem com grande variedade de
opções mas sempre use o bom senso ao escolher , dois ou três variantes
é ideal =]:

pigg9

Prontinho =] Repare como temos uma história contada pelo ecosistema do cenário que criamos =]:

pigg10

Outro bom exemplo de anexação é feito a partir de objetos semi imersos na água como penas oriundas de pincéis realistas também:

Para o efeito de objetos semi submersos basta usar um efeito de
camada neutro como o “extrair grãos” dando sombreamento interno aos
objetos presentes na camada:

pigg11

E assim fica o nosso exemplo do dia =]

pigg12

Então hoje meus caros, nós vimos como anexar objetos a um cenário
por fusão coloral e a adicionar objetos a um cenário por meio de
pincéis realistas =].

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