Shining Bolt
Caros,
Hoje vamos visitar o conceito de inversão coloral aplicado ao plano
abstrato, seu uso se da principalmente na construção de objetos
bi-colores a partir de corpo único.
Comecemos criando uma pequena composição simétrica feita apenas com um único pincel aplicado em camadas espelhadas:

Agora combine as camadas visíveis e duplique a resultante, feito isso inverta as cores da nova camada resultante deste processo:

Feito isso, mova ligeiramente a camada que sofreu a ultima ação:

Agora aplique o efeito de camada denominado “Multiplicar” sobre esta camada e veja oque acontece=]:

Note que os trechos que não fazem interseção entre as duas camadas
serão descartados do nosso trabalho, isto se faz de maneira simples e
prática através do uso da ferramenta de corte bastando para isso
selecionar a área coberta pela junção das duas camadas do trabalho:

Agora inverta as cores da segunda camada novamente, isto irá realçar as ranhuras:

Agora, aplique o efeito de camada denominado “Diferença” sobre esta camada:

Feito isso vamos adicionar um toque de luz ao nosso trabalho antes
mesmo de adicionar as cores, para isso vamos desfocar um pouco esta
camada fazendo uso do filtro denominado “Desfocagem Gaussiana” cujo
caminho pode ser visto abaixo:

Aqui basta dar valoração acima de 25 aos parâmetros do filtro para
que as ranhuras sem foco fiquem visíveis por baixo da imagem uniforme
formando o efeito de profundidade indireta:

Eis o que temos:
Repare que o efeito de profundidade nos deu luz progressiva por baixo da imagem, exatamente como planejado:

Chegou a hora de definir as cores finais do trabalho =]:
Para uma uma imagem em duas cores distintas ou mais, uma boa maneira
de separação é trabalhar as cores de cada camada separadamente, ou
seja, sem unifica-las =], de resto vamos deixar o trabalho sujo para o
nosso velho conhecido filtro denominado “Mapeamento Alien“=]:

Como única recomendação de configuração coloral recomendo trabalhar
com valoração mediana a fase da luminosidade, assim as bordas da camada
vigente *(mais nova no caso do exemplo) irá se sobressair, ainda
falando sobre o exemplo apenas uma das camadas passou pela ação do
filtro:

Após o filtro fazer o seu trabalho nós temos isto: Repare que o
“split-off” de pixel s fez com que a imagem adquirisse duas cores sem a
necessidade de aplicar o filtro sobre as duas camadas=]:

E assim ficou o exemplo do dia

Então hoje nós vimos como executar e trabalhar com o princípio de inversão coloral em plano abstrato =].
Dito isso meus caros vejo vocês no nosso próximo assunto!
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